Futuro incerto da Ceasa Joinville preocupa vereadores e produtores rurais |
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse na segunda-feira (18/4) que as forças russas lançaram uma nova ofensiva de grande escala no leste da Ucrânia.
"Agora podemos confirmar que as tropas russas iniciaram a batalha por Donbas, que estão preparando há muito tempo. Uma grande parte do Exército russo está agora engajada nesta ofensiva", disse o presidente.
"Não importa quantos soldados russos eles tragam, nós vamos lutar. Vamos nos defender", acrescentou.
A mensagem de Zelensky foi precedida por advertências de outros altos funcionários de seu governo, como seu chefe de gabinete, Andriy Yermak, que havia anunciado pouco antes que "a segunda fase da guerra havia começado".
No final de março, um mês após o início da invasão da Ucrânia, Moscou declarou o fim da primeira fase de sua ofensiva e anunciou que concentraria seus esforços na "liberação completa" da região de Donbas, no leste do país.
Muitos analistas interpretaram essa mensagem como um reconhecimento implícito do governo de Vladimir Putin de que não conseguiu conquistar Kiev, onde a Rússia concentrou grande parte de seus esforços durante o primeiro mês da invasão na tentativa de derrubar o governo Zelensky.
A partir de então, a Rússia iniciou uma reorganização de suas forças para a ofensiva que, segundo o governo ucraniano, já começou.
O Ministério da Defesa russo informou na segunda-feira que centenas de alvos militares foram atacados nas primeiras horas da manhã no sul e leste da Ucrânia, perto de cidades como Zaporizhia, Kramatorsk, Krivói Rog, Odesa e Mikoláiv.
"Mísseis de alta precisão lançados do ar destruíram 16 instalações militares ucranianas durante a noite, incluindo cinco postos de comando inimigos, uma instalação de armazenamento de combustível e três depósitos de munição, além de pessoal e equipamentos militares", disse o porta-voz do Ministério da Defesa ucraniano, Igor Konashenkov.
Ele disse que os russos atingiram mais de 300 alvos militares ucranianos: 18 postos de comando, 22 baterias de artilharia, um sistema de mísseis antiaéreos e 275 áreas de concentração de tropas.
Deixe seu comentário